O município tem como principal atividade econômica a agropecuária, com destaque para a pecuária bovina e à agricultura de subsistência. O potencial turístico do município, ainda pouco explorado, é outro elemento importante para a economia local, incentivado principalmente pelas riquezas naturais existentes ali: Complexos de cavernas (Parque Estadual Terra Ronca) , áreas de preservação ambiental (Floresta Nacional da Mata Grande), nascentes, rios, cachoeiras e o belo lago que circunda a sede do município.
Existe uma forte dependência da economia local em relação às fazendas agrícolas instaladas pelos sulistas na Serra Geral, divisa com os municípios baianos de São Desidério e Correntina, geradoras de empregos para boa parcela da população dominicana. O município é rico em reservas minerais. São importantes fontes de renda de São Domingos: mineração de jazidas de calcário, ouro, cassiterita e, recentemente, a geração de energia hidroelétrica. Em São Domingos está o maior polo turístico da região, o ecossistema da Serra Geral de Goiás, local que esconde grutas, cavernas, rios e montanhas.
São Domingos gera cerca de 95% da energia consumida pela região Nordeste goiano através da Usina Hidrelétrica de São Domingos, que deu origem ao Lago de São Domingos,grande atração turística da cidade.
Conhecida internacionalmente pelas suas grutas e cavernas, a região guarda encantos que atraem turistas do mundo inteiro. Destacam-se as grutas de Terra Ronca, Angélica e São Mateus consideradas as maiores. As famílias tradicionais de São Domingos são: A Pinheiro, a Valente; a Santa Cruz e a Chaves.
Conhecida como terra de povo hospitaleiro e pacífico, a cidade é berço de um considerável número de personalidades regionais: Dois deputados, João Honorato Pinheiro e Diógenes Honorato Pinheiro (início do século XX) e do deputado Pedro Pinheiro Chaves, atualmente deputado federal pelo PMDB .
O bom humor é uma característica marcante do dominicano. Os apelidos familiares são inúmeros: Folha, Pequi, Raposa, Barrela, Barrão, Cangalha, Chedéia, Cururu, Maribonde, etc.