Projeto “Reciclando o Amanhã” de São Domingos – Goiás 

Sobre o Projeto; 

O projeto “Reciclando o Amanhã” é um projeto financiado pela FUNASA e prefeitura de São Domingos. A cidade de São Domingos está localizada na região norte do estado de Goiás, mais precisamente na porção conhecida como Nordeste Goiano (divisa com o estado da Bahia) e faz parte da Microrregião do Vão do Paranã. O município possui 4 povoados e 2 assentamentos. Ele tem 14 (quatorze) estabelecimentos de ensino com 85 (oitenta e cinco) salas de aula e 173 (cento e quarenta e três) docentes.  

O Projeto está sendo executado, pela Escola SENAI Vila Canãa, Goiânia, Goiás, através da área de Meio Ambiente. O SENAI da Vila Canãa iniciou o projeto em agosto de 2020 e finalizará em agosto de 2021. No projeto todas as escolas do município de São Domingos serão atendidas, com cursos de capacitação na área ambiental. Além dos cursos, o município será beneficiado com a entrega de 100 contêineres de separação de resíduos sólidos distribuídos nos povoados, assentamentos e na cidade de São Domingos além de 140 composteiras. 

Sobre o Plantio de Mudas 

No dia 7 ao dia 11 de Dezembro de 2020, foi dado o início as atividades do projeto “Reciclando o Amanhã” com o plantio realizado na margem de suas nascentes.  Houve a participação da comunidade e crianças residentes da cidade no processo de recuperação da área degradada, sendo plantada mais de 1600 mudas de plantas nativas, dentre elas Jatobá, Pequi, Ipê, buriti e outras, todas da região. 

Sobre a Capacitação do Curso de Compostagem 

Na semana de 22 a 26 de fevereiro de 2021 foram realizados cursos de capacitação de Compostagem. Os cursos foram realizados nos povoados Estiva e São Vicente e em 4 escolas da cidade de São Domingos. Os cursos foram realizados com distanciamento social e com poucas pessoas no modo híbrido, online e presencial. Até o momento a Escola SENAI Vila Canãa já atendeu mais de 400 pessoas da cidade de São Domingos, com cursos de capacitação. O professores do município de São Domingos falam que é um projeto muito bom e que ele veio para a cidade, para ensinar novos hábitos para a população, ajudando a comunidade na mudança de hábitos, tanto na família, como na cidade. 

Sobre a Reunião com Vereadores 

No dia 8 de dezembro de 2020 foi realizado a abertura do Projeto “Reciclando o Amanhã”, com a presença do prefeito Cleiton Gonçalves Martins da cidade de São Domingos, secretários e vereadores da cidade. O prefeito disse, que esse projeto será um marco no município, incentivando a preservação do meio ambiente, bem como, trazendo novos hábitos de comportamento na separação de resíduos sólidos.  

Além do plantio com a comunidade e crianças da região e a abertura do projeto foi feito um “Programa de Recuperação de Nascentes” entregue a Prefeitura de São Domingos, Goiás. O Secretário de Meio Ambiente Darismar Francisco dos Reis ficou muito empolgado, com as atividades. Ele disse, que nunca havia acontecido tais atividades ambientais no município. A cidade, mesmo em momento de pandemia, se mostrou bem receptiva as atividades desenvolvidas pelo SENAI da Vila Canãa, que aconteceram nesta semana, como também se mostraram ansiosas, pelas próximas, que serão desenvolvidas no município